quinta-feira, 11 de novembro de 2010

  • A CPU-Unidade Central de Processamento
 
A Central Processing Unit (Unidade central de processamento, em português) ou o processador é a parte de um sistema de computador que executa as instruções de um programa de computador, e é o elemento primordial na execução das funções de um computador. Este termo tem sido usado na indústria de computadores pelo menos desde o início dos anos 1960. A forma, desenho e implementação de CPUs têm mudado dramaticamente desde os primeiros exemplos, mas o seu funcionamento fundamental permanece o mesmo.

  • Memórias
-Primárias:RAM,ROM,CACHE
  • RAM
Memória de acesso aleatório (do inglês Random Access Memory, frequentemente abreviado para RAM) é um tipo de memória que permite a leitura e a escrita, utilizada como memória primária em sistemas eletrónicos digitais. O termo acesso aleatório identifica a capacidade de acesso a qualquer posição em qualquer momento, por oposição ao acesso sequencial, imposto por alguns dispositivos de armazenamento, como fitas magnéticas.

  • ROM
A memória somente de leitura (acrónimo ROM (em inglês)) é um tipo de memória que permite apenas a leitura, ou seja, as suas informações são gravadas pelo fabricante uma única vez e após isso não podem ser alteradas ou apagadas, somente acessadas. São memórias cujo conteúdo é gravado permanentemente.

  • Cache
Na área da computação, cache é um dispositivo de acesso rápido, interno a um sistema, que serve de intermediário entre um operador de um processo e o dispositivo de armazenamento ao qual esse operador acede. A vantagem principal na utilização de uma cache consiste em evitar o acesso ao dispositivo de armazenamento - que pode ser demorado -, armazenando os dados em meios de acesso mais rápidos

-Secundárias:
  • Suportes de Armanezamento
O armazenamento de informação é feito com recurso a dois itens importantes: os Dispositivos, Unidades ou Periféricos de Armazenamento e os Suportes de Armazenamento ou de Informação.

Sobre os Dispositivos de Armazenamento, podemos destacar os mais utilizados actualmente, tendo em atenção os principais suportes de informação:

-Unidades de Disquetes ;
-Unidades Zips;
-Leitores de Cd-Roms - Gravadores de Cd-Roms;
-Leitores de DVDs - Gravadores de DVDs.

Actualmente, e de forma a diminuir o número de unidades de armazenamento, existem no mercado unidades "Combo", ou seja, unidades que efectuam leitura e gravação de Cd-roms e Dvds em simultâneo: Leitor de Cd-Roms/Dvds, Gravador de Cd-Roms/Dvds.

Sem comentários:

Enviar um comentário